PAISAGEM DA ESCOLINHA

PAISAGEM DA ESCOLINHA
JARDIM

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

FAMA ENCERRA ANO LETIVO DE 5ª á 8ª

FAMA - Festival de Arte do Mendara representa o encerramento do período letivo dos alunos de 5ª à 8ª série.
Os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano recebem homenagem. É uma festa de reconhecimento ao esforço e dedicação de alunos, professores e funcionários. Os vencedorers de torneios como Redação, Pingue-pongue, Olimpíada Brasileira de Astronomia, Vôlei, Xadrez, Balé, Dança Moderna, Teatro, Adaptação das Leituras Especiais, Alunos Nota 10, Professores Nota 10, Funcionário Nota 10, etc. recebem medalhas, diplomas e os aplausos da comunidade da ESCOLINHA.


( Veja mais fotos na Galeria de Fotografias )


Tia Paula, Professora Elaine e o Aluno Lucas hasteiam as bandeiras ao som do hino nacional.







Alunas de Dança Moderna.







Vencedoras de torneio esportivo






Balé









Redação sobre o tema: Não à Violência.










Adaptação de " O Pagador de Promessas ", uma das quatro leituras especiais dos alunos de 5ª à 8ª.






O músico Guido Oddenino, pai de alunos da ESCOLINHA, faz uma apresentação especial.







Os três professores Nota 10.





A família prestigiando o trabalho da escola.




O funcionário Nota 10.




Criação teatral dos alunos.
Pedro, medalha de prata na XI Olimpíada Brasileira de Astronomia. Camila e Raphael, medalhas de bronze.
Alunos Nota 10 receberam certificado.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MENDARA CANTA OSCAR NIEMEYER

MENDARA CANTA OSCAR NIEMEYER - Este foi o tema do encerramento do ano letivo dos alunos de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental da ESCOLINHA. Repetiu-se, na apresentação, a estrutura desenvolvida em anos anteriores, como em 2007, quando se cantou CHICO BUARQUE. Faz-se uma associação de belas composições da MPB com danças e coreografias de acordo com os temas focalizados por cada turma.
Foi uma festa de brasilidade e uma lição de nossa história contemporânea homenageando um dos maiores símbolos da Arte e da Dignidade em nosso país.



Veja dezenas de fotos acessando a Galeria de Fotos da Escolinha.


Os painéis representaram algumas das mais conhecidas obras de nosso grande arquiteto.





Os alunos encenaram aspectos da biografia de Oscar Niemeyer com criatividade e desembaraço.











Cada obra do grande arquiteto foi acompanhada de uma música apropriada ao lugar, ao momento ou às idéias do artista.




















Memorial da América Latina - uma das obras mais marcantes do artista.






Soy Loco Por Ti América - cantada e dançada pelos alunos.
















A História do Pará através do Memorial da Cabanagem - um tema e um monumento que até mesmo muitos paraenses desconhecem o significado.


















O palco ao ar livre da ESCOLINHA mais uma vez acolheu os pais num espetáculo educativo e rico de significado e emoção.





O encerramento das apresentações com o projeto do Parque Dona Lindu. Uma homenagem de Niemeyer a uma mulher nordestina e sofrida, mãe de sete filhos, sendo que um deles se tornaria presidente da República.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PINÓQUIO ENCERRA ANO DO PRÉ-ESCOLAR DE 2008



ALUNOS DO PRÉ ENCENAM PINÓQUIO

Os alunos do pré-escolar da ESCOLINHA representaram, no dia 07, domingo, “Pinóquio”, como parte da festa de encerramento do ano letivo de 2008.
Como já é tradição, as atividades escolares com todos os alunos, incluindo os do Ensino Fundamental, encerram-se com o teatro.
A estrutura física da ESCOLINHA foi concebida de modo a estimular as atividades teatrais como recurso pedagógico. Aproximadamente duzentas crianças, em cada evento, a partir de três anos, constituem os atores especiais de uma montagem que dura em torno de uma a uma hora e meia. A área de recreação da escola transforma-se em palco ao ar livre. Duas árvores frondosas protegem do sol. As salas de aula passam a ser os camarins onde se concentram os alunos e de onde partem, com segurança, indo por trás do prédio, para a sala em frente ao palco. Esta última sala faz o papel de bastidor contíguo ao local onde ocorre a encenação. Deste modo, facilita-se o acesso e a saída dos alunos, sem grande tumulto ou risco para as crianças.
Cada ano é explorado um texto diferente. Em 2007, o pré-escolar fez uma montagem baseada na obra O Mágico de Oz. Em 2006 montou-se o Pequeno Príncipe, assim como já se fez com A Cigarra e a Formiga, A Arca de Noé, Os Saltimbancos, etc.
Os alunos de 1ª à 4ª apresentarão no próximo sábado, 13 de dezembro, “Mendara Canta Oscar Niemyer” à semelhança da apresentação belíssimma de 2007 em que foi encenado “Mendara Canta Chico Buarque”. Por sua vez, os alunos de 5ª à 8ª já encenaram, no dia 29 de novembro, textos baseados nas leituras especiais lidas durante o ano dos autores: João de Jesus Paes Loureiro, Érico Veríssimo, Dias Gomes e Machado de Assis.
O trabalho, deste ano, dos alunos do maternal, jardim I, jardim II e antigo curso de alfabetização trouxe para o palco ao ar livre da Escolinha uma adaptação de Pinóquio.
As professoras, de modo competente, conseguiram montar, ensaiar e encenar um texto cheio de criatividade, alegria e emoção.
Na abertura da festa tia Paula, a diretora, ressaltou a importância do teatro como atividade lúdica e sua importância na formação de valores morais na criança.
A beleza plástica das roupas e o entusiasmo das crianças encantaram e emocionaram a platéia formada pelos pais, avós e responsáveis de modo geral.
Um belo espetáculo de cultura e arte desenvolvido de modo simples e sem despesas para os pais, a não ser as roupas das crianças.
Veja mais fotos no ÁLBUM DA ESCOLINHA. Você verá centenas de fotos incluindo a preparação e os ensaios das crianças.




A baleia confeccionada na escola











Pinóquio












Gepeto







Alegria








Ensinamentos























A força da amizade salvando Gepeto.

























A emoção




Feliz Natal!